O futuro docente
constrói sua profissão a partir da prática de ensino. É de fundamental
importância que o professor em formação tenha contato com os alunos em seu
espaço escolar para que seja possível diagnosticar possíveis problemas no
ensino e, assim, ser capaz de minimizá-los, desde a sua formação. A aproximação
entre a formação inicial do docente e o cotidiano escolar permite que o futuro
professor compreenda as relações humanas que são estabelecidas na dinâmica
interativa do aprender e do ensinar.
Com isso, a experiência
de inserção no contexto da Educação Básica ofertada pelo Estágio Supervisionado viabiliza o
crescimento profissional do futuro professor, bem como possibilita a revisão de
suas práticas docentes. Como afirmam Morais e Oliveira (2012, p. 5),
É na prática que o discente
aperfeiçoa as teorias estudadas, troca saberes tanto com os alunos quanto com o
professor, percebe o quanto é importante à interação entre os indivíduos para
construção de saberes num processo de troca de conhecimentos.
Partindo deste
pressuposto, afirmo que as experiências docentes por mim vivenciadas nos quatro
últimos semestres, através do componente curricular Estágio Supervisionado,
possibilitaram a minha formação concreta como docente, pois apesar de saber que
o docente precisa manter-se numa formação continuada, considero-me apta para
ingressar no ensino da Educação Básica.
Além disso, o Estágio Supervisionado IV foi de
grande valia para mim, pois além de ministrar aulas de Língua Portuguesa foi
possível também aplicar aulas de Literatura e Redação na turma do 1º ano A, do
Colégio Yêda Barradas Carneiro, aprimorando, assim, a minha formação docente e
adquirindo novos conhecimentos através do contato com a turma, da relação
profissional e de partilha constante com a professora regente, bem como da supervisão
da nossa docente Úrsula Cunha e do companheirismo e dedicação da minha parceira
de estágio, Marise Mercês.
Portanto, as vivências
docentes adquiridas na graduação por meio do Estágio Supervisionado são de
fundamental importância para a formação de todo e qualquer docente, pois
possibilitam a concretização de todo o aprendizado adquirido no âmbito
universitário, permitindo que as práticas docentes sejam repensadas e adaptadas
para que haja um processo de ensino-aprendizagem significativo.
REFERÊNCIA:
MORAIS,
Maquézia Emília de. OLIVEIRA, Edilene da Silva. Vivências do Estágio
Supervisionado na Educação Infantil: saberes indispensáveis na Formação
Docente. In: IV FIPED: Forum
Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Editora Realize, 2012. Disponível
em:
http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/cc42acc8ce334185e0193753adb6cb77.pdf>.
Acesso em: 16 de junho de 2017.
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