segunda-feira, 3 de julho de 2017

Vivências docentes no Estágio Supervisionado

O futuro docente constrói sua profissão a partir da prática de ensino. É de fundamental importância que o professor em formação tenha contato com os alunos em seu espaço escolar para que seja possível diagnosticar possíveis problemas no ensino e, assim, ser capaz de minimizá-los, desde a sua formação. A aproximação entre a formação inicial do docente e o cotidiano escolar permite que o futuro professor compreenda as relações humanas que são estabelecidas na dinâmica interativa do aprender e do ensinar.
Com isso, a experiência de inserção no contexto da Educação Básica ofertada pelo Estágio Supervisionado viabiliza o crescimento profissional do futuro professor, bem como possibilita a revisão de suas práticas docentes. Como afirmam Morais e Oliveira (2012, p. 5),

É na prática que o discente aperfeiçoa as teorias estudadas, troca saberes tanto com os alunos quanto com o professor, percebe o quanto é importante à interação entre os indivíduos para construção de saberes num processo de troca de conhecimentos.

Partindo deste pressuposto, afirmo que as experiências docentes por mim vivenciadas nos quatro últimos semestres, através do componente curricular Estágio Supervisionado, possibilitaram a minha formação concreta como docente, pois apesar de saber que o docente precisa manter-se numa formação continuada, considero-me apta para ingressar no ensino da Educação Básica.
 Além disso, o Estágio Supervisionado IV foi de grande valia para mim, pois além de ministrar aulas de Língua Portuguesa foi possível também aplicar aulas de Literatura e Redação na turma do 1º ano A, do Colégio Yêda Barradas Carneiro, aprimorando, assim, a minha formação docente e adquirindo novos conhecimentos através do contato com a turma, da relação profissional e de partilha constante com a professora regente, bem como da supervisão da nossa docente Úrsula Cunha e do companheirismo e dedicação da minha parceira de estágio, Marise Mercês.
Portanto, as vivências docentes adquiridas na graduação por meio do Estágio Supervisionado são de fundamental importância para a formação de todo e qualquer docente, pois possibilitam a concretização de todo o aprendizado adquirido no âmbito universitário, permitindo que as práticas docentes sejam repensadas e adaptadas para que haja um processo de ensino-aprendizagem significativo.

REFERÊNCIA:

MORAIS, Maquézia Emília de. OLIVEIRA, Edilene da Silva. Vivências do Estágio Supervisionado na Educação Infantil: saberes indispensáveis na Formação Docente. In: IV FIPED: Forum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Editora Realize, 2012. Disponível em:

http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/cc42acc8ce334185e0193753adb6cb77.pdf>. Acesso em: 16 de junho de 2017. 

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