sábado, 10 de junho de 2017

SER PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO


                                                                                                                              Thiara Carneiro

Sabe-se que ser professor é uma tarefa de extrema importância para a sociedade. O docente contribui com o processo de aprendizagem do aluno, como também o discente é um ser imprescindível na carreira do seu mestre do conhecimento.
Jacques Delors (2003) enfatiza a importância do professor na sociedade, ao dizer que: “A contribuição dos professores é crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construi-lo eles mesmos de maneira determinada e responsável” (DELORS, 2003, p.152). Assim, é perceptível que o professor tem o papel fundamental de formar cidadãos preparados para o mundo, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias não apenas para a vida escolar, mas, também, para a extraescolar.
Para Feire (2011), o professor tem uma importância na aprendizagem do aluno, não apenas a ensinar pensar nos conteúdos dentro da sala de aula, mas como conviver com as mudanças que ocorrem no mundo atual. Assim, Freire (2011, p. 28) enfatiza que cabe ao professor conviver: “no mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”.
Concebendo o docente como um profissional indispensável para a educação, posso dizer como foi importante ter realizado o Estágio Supervisionado IV no Ensino Médio, no Colégio Polivalente de Conceição do Coité. Essa etapa foi muito diferente do Estágio III, realizado no Ensino Fundamental II, pois o estágio passado foi muito complicado, boa parte da turma do 7º ano não se mostrava interessada nas aulas, e o pior, atrapalhavam o andamento da aula, assim, percebo como uma experiência dificultosa.
Trabalhar com os alunos das turmas de 1º ano em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira (LPLB) e Produção Textual (PT), sem dúvida, foi muito relevante. A maioria da turma mantinha-se atenta às aulas, participava bastante, sem contar o bom comportamento dos alunos. É claro que, às vezes aconteciam coisas nas aulas desagradáveis, mas são atos cotidianos dos discentes, como conversa paralela e desinteresse por arte de alguns.
Realmente, o Estágio IV foi proveitoso; consegui manter um bom nível de aproximação com os alunos, bem como com os planos, conteúdos e o que é necessário para trabalhar com o Ensino Médio. Assim, sinto-me feliz por ter conseguido concluir essa etapa com sucesso e deixar um pouco do meu conhecimento com os alunos e adquirir ensinamentos com eles.

REFERÊNCIAS:

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003. Disponível em: <http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf> Acesso em 03 de março.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra: São Paulo, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário