Thiara Carneiro
Sabe-se que ser
professor é uma tarefa de extrema importância para a sociedade. O docente
contribui com o processo de aprendizagem do aluno, como também o discente é um
ser imprescindível na carreira do seu mestre do conhecimento.
Jacques
Delors (2003) enfatiza a importância do professor na sociedade, ao dizer que:
“A contribuição dos professores é crucial para preparar os jovens, não só para
encarar o futuro com confiança, mas para construi-lo eles mesmos de maneira
determinada e responsável” (DELORS, 2003, p.152). Assim, é perceptível que o
professor tem o papel fundamental de formar cidadãos preparados para o mundo, a
partir do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias não apenas
para a vida escolar, mas, também, para a extraescolar.
Para
Feire (2011), o professor tem uma importância na aprendizagem do aluno, não
apenas a ensinar pensar nos conteúdos dentro da sala de aula, mas como conviver
com as mudanças que ocorrem no mundo atual. Assim, Freire (2011, p. 28)
enfatiza que cabe ao professor conviver: “no mérito da paz com que viva a
certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos,
mas também ensinar a pensar certo”.
Concebendo o docente
como um profissional indispensável para a educação, posso dizer como foi
importante ter realizado o Estágio Supervisionado IV no Ensino Médio, no
Colégio Polivalente de Conceição do Coité. Essa etapa foi muito diferente do
Estágio III, realizado no Ensino Fundamental II, pois o estágio passado foi
muito complicado, boa parte da turma do 7º ano não se mostrava interessada nas
aulas, e o pior, atrapalhavam o andamento da aula, assim, percebo como uma
experiência dificultosa.
Trabalhar com os alunos
das turmas de 1º ano em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira (LPLB) e
Produção Textual (PT), sem dúvida, foi muito relevante. A maioria da turma
mantinha-se atenta às aulas, participava bastante, sem contar o bom
comportamento dos alunos. É claro que, às vezes aconteciam coisas nas aulas
desagradáveis, mas são atos cotidianos dos discentes, como conversa paralela e
desinteresse por arte de alguns.
Realmente, o Estágio IV
foi proveitoso; consegui manter um bom nível de aproximação com os alunos, bem
como com os planos, conteúdos e o que é necessário para trabalhar com o Ensino
Médio. Assim, sinto-me feliz por ter conseguido concluir essa etapa com sucesso
e deixar um pouco do meu conhecimento com os alunos e adquirir ensinamentos com
eles.
REFERÊNCIAS:
DELORS,
Jacques. Educação: um tesouro a
descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.
Disponível em: <http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf> Acesso em
03 de março.
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