Dentre as
atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado IV na turma do 1º ano A,
vespertino, do colégio Yêda Barradas Carneiro, a que para nós obteve destaque
foi a aula em que trabalhamos com as Figuras de linguagem. Esse conteúdo foi
aplicado de forma lúdica e com recursos audiovisuais. Esta aula teve como
objetivo possibilitar que o aluno conhecesse as figuras de linguagem: elipse,
pleonasmo, polissíndeto, aliteração, assonância e anáfora.
Antes da
explicação acerca dessas figuras de linguagem, iniciamos a aula retomando, de forma breve, a aula anterior referente às
figuras de linguagem metonímia, comparação, hipérbole, metáfora, ironia,
prosopopeia e antítese, dando espaço para que os alunos falassem o que
recordavam e/ou sabiam sobre esse assunto. Em seguida, exibimos alguns slides
que apresentavam as figuras de linguagem em músicas, o que motivou os alunos a
cantarem alguns trechos e a identificar as figuras presentes em cada um.
Logo após,
exibimos um vídeo educativo, de curta duração, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE.
No vídeo, o professor Noslen apresentou de forma dinâmica as figuras de
linguagem a serem ensinadas na aula. À medida que ele falava sobre cada figura
de linguagem, relacionava-a com alguma música, o que facilitou o entendimento
dos alunos. Além disso, a cada explicação dele, parávamos para dar mais ênfase
ao que foi dito sobre cada figura e para relacionar ao conteúdo do livro
didático.
Para
finalizar o conteúdo, fornecemos as letras e exibimos os vídeos das músicas
Metade, de Adriana Calcanhoto, e Trem Bala, de Ana Vilela, para que os alunos
pudessem identificar quais figuras estavam presentes nos trechos grifados. Por
conseguinte, solicitamos que respondessem, em casa, as atividades revisionais
acerca das figuras de linguagem presentes no livro didático.
Dessa
forma, através dos elogios e entusiasmo dos alunos com as músicas apresentadas
e a forma lúdica da exposição do conteúdo, percebemos que eles ficaram muito
satisfeitos com a aula, pois adquiriram conhecimento acerca do conteúdo
apresentado e destacaram que esta foi uma das melhores aulas que tiveram desde
o início do ano letivo. Essa aula contribuiu de forma
significativa para nossa formação como futuras professoras de Língua
Portuguesa, bem como despertou o interesse dos alunos sobre o assunto, uma vez
que participaram ativamente do que lhes foi proposto.
Marise das Mercês
Suelene Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário