segunda-feira, 3 de julho de 2017

FIGURAS DE LINGUAGEM

Dentre as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado IV na turma do 1º ano A, vespertino, do colégio Yêda Barradas Carneiro, a que para nós obteve destaque foi a aula em que trabalhamos com as Figuras de linguagem. Esse conteúdo foi aplicado de forma lúdica e com recursos audiovisuais. Esta aula teve como objetivo possibilitar que o aluno conhecesse as figuras de linguagem: elipse, pleonasmo, polissíndeto, aliteração, assonância e anáfora.
Antes da explicação acerca dessas figuras de linguagem, iniciamos a aula retomando, de forma breve, a aula anterior referente às figuras de linguagem metonímia, comparação, hipérbole, metáfora, ironia, prosopopeia e antítese, dando espaço para que os alunos falassem o que recordavam e/ou sabiam sobre esse assunto. Em seguida, exibimos alguns slides que apresentavam as figuras de linguagem em músicas, o que motivou os alunos a cantarem alguns trechos e a identificar as figuras presentes em cada um.
Logo após, exibimos um vídeo educativo, de curta duração, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE. No vídeo, o professor Noslen apresentou de forma dinâmica as figuras de linguagem a serem ensinadas na aula. À medida que ele falava sobre cada figura de linguagem, relacionava-a com alguma música, o que facilitou o entendimento dos alunos. Além disso, a cada explicação dele, parávamos para dar mais ênfase ao que foi dito sobre cada figura e para relacionar ao conteúdo do livro didático.
Para finalizar o conteúdo, fornecemos as letras e exibimos os vídeos das músicas Metade, de Adriana Calcanhoto, e Trem Bala, de Ana Vilela, para que os alunos pudessem identificar quais figuras estavam presentes nos trechos grifados. Por conseguinte, solicitamos que respondessem, em casa, as atividades revisionais acerca das figuras de linguagem presentes no livro didático.
Dessa forma, através dos elogios e entusiasmo dos alunos com as músicas apresentadas e a forma lúdica da exposição do conteúdo, percebemos que eles ficaram muito satisfeitos com a aula, pois adquiriram conhecimento acerca do conteúdo apresentado e destacaram que esta foi uma das melhores aulas que tiveram desde o início do ano letivo. Essa aula contribuiu de forma significativa para nossa formação como futuras professoras de Língua Portuguesa, bem como despertou o interesse dos alunos sobre o assunto, uma vez que participaram ativamente do que lhes foi proposto.

Marise das Mercês

Suelene Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário