segunda-feira, 3 de julho de 2017

TRAÇANDO CAMINHOS

Rosana do Carmo Lima

É de grande importância para todos os Licenciandos exercer a prática docente em sala de aula, pois é nesse momento que o graduando irá descobrir suas habilidades e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimentos. Para tanto, o Estágio Supervisionado IV torna-se um aliado para a interação da teoria e da prática. Sabemos que a escolha da profissão docente requer muito mais do que a simples tarefa de conhecer os conteúdos e repassá-los. É preciso dinamizá-los e executá-los de modo eficiente.
A disciplina de Estágio Supervisionado IV proporcionou a estadia dos graduandos em turmas de ensino médio, de modo que os propiciou a aplicar seus conhecimentos acadêmicos na sala de aula.  Logo, é nesse momento que temos contato com o nosso campo profissional almejado. A experiência em ministrar aulas em turma de tal nível foi bastante proveitosa, pois contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional.
 A sala de aula torna-se o lugar onde a troca de saberes permitiu tanto para o professor em formação quanto para o aluno a realização e o desenvolvimento, uma vez que a aprendizagem é de ambas as partes. Além do mais, o estágio abre espaço para que esses futuros professores possam discutir e pesquisar questões sobre essa prática docente. Freire (1997) defende a ideia de que ao professor se fazem necessárias uma sólida formação e uma ampla cultura geral, a fim de que possa lidar com os dados presentes na cultura do aluno - aqueles conhecimentos que trazem de outros lugares e de outras experiências, sua visão de mundo e as leituras que fazem deste mundo.
Nessa perspectiva, o professor tem papel de suma importância na formação desses estudantes, em que sua efetividade em sala de aula faz com que os alunos aprendam de forma significativa. Assim, experimentar essas vivências antes da sua formação acadêmica é essencial para a realização de um trabalho competente.

                                                       REFERÊNCIAS         


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).

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