quinta-feira, 6 de outubro de 2016

OS SONS DO GRAFEMA X

No dia 27 de setembro, foi realizada a atividade de ortografia “Os sons do X”, na sala do 7º ano A, matutino, na Escola Municipal Almir Passos (EMAP). A atividade tinha como objetivo, perceber que existem palavras da nossa língua que, apesar de apresentarem o mesmo som, são escritas de maneiras diferentes. Para isso, explicamos sobre os sons do grafema X, através da leitura coletiva do poema “Sons de X” de Walter Nieble de Freitas.
Inicialmente, foi proposto aos alunos que se organizassem em grupos, para a realização da leitura do poema. Em seguida, os alunos identificaram em algumas palavras do poema, expostas no quadro, os respectivos fonemas de X: CH, Z, S, SS e CS. Esta ação tornou-se importante para os alunos, pois percebemos que a interação entre os grupos, aconteceu de forma proveitosa e prazerosa, uma vez, que, todos se envolveram na atividade, explicando para os demais colegas, o aprendizado adquirido por eles. Constatamos, também, que, cada grupo identificou e diferenciou os diversos fonemas do grafema X.
 Dando continuidade, foi feita uma atividade no quadro, com diversas palavras e diferentes sons de X. Na oportunidade, solicitamos que cada grupo fizesse a leitura dos vocábulos apresentados, classificando-os e distribuindo-os em uma tabela os fonemas apropriados representados pelo grafema X. Para finalizar a atividade, os alunos retextualizaram a atividade proposta no quadro no gênero cartaz para que pudessem analisar com os colegas, em sala de aula, os fonemas das palavras apresentadas pelo professor. 








Catiane Oliveira e Thiara Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário