No dia 15 de setembro de 2016, foi realizada uma atividade sobre os tipos
de predicado nas sequências textuais, na sala de aula do oitavo ano (sétima
série), no Colégio Yêda Barradas Carneiro. A atividade tinha como objetivo
mostrar aos alunos que, na Língua Portuguesa, o sujeito não tem nenhuma
finalidade sem o predicado. Para isso, explicamos o que é predicado e que ele é
classificado em três tipos: predicado verbal, nominal e verbo-nominal.
Primeiramente, foi proposto que os alunos se organizassem em seis grupos.
Depois, distribuímos diferentes gêneros textuais (fábula, poema, tirinha,
conto) para cada grupo. Em seguida, pedimos que cada grupo lesse o seu texto,
interpretasse e classificasse os tipos de predicado dentro do texto. Após isso,
solicitamos que os alunos lessem para a turma o gênero textual com o qual
estava trabalhando, realizassem a interpretação do gênero, já que eram textos
diferentes, apresentassem alguns exemplos de predicados que encontrassem dentro
do texto e explicassem para os outros grupos a classificação daqueles
predicados.
Esta atividade contribuiu de forma significativa para os alunos, uma vez
que eles interagiram muito bem no momento da atividade em grupo, além de, ao
responderem o que foi solicitado, fizeram um exercício de análise da língua, ao
invés de apenas apresentar classificações ou nomenclaturas gramaticais. Assim,
construímos juntos com eles conhecimentos acerca do assunto de forma
proveitosa. Além disso, nós percebemos algumas dificuldades que eles ainda
tinham sobre os tipos de predicado e, a partir dessa atividade, tiramos as
dúvidas que surgiram.
Janaina e Maria Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário