quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Jogo das palavras



Uma das atividades que obtivemos mais resultados positivos na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola X foi o jogo de palavras, com o tema “Acentuação de ditongos abertos e hiatos”, que pode ser realizada de forma satisfatória em diversas outras séries do Ensino Fundamental. A base da atividade foi o novo acordo ortográfico.
Para essa atividade, a metodologia que adotamos foi a de explanar o conteúdo explorando tirinhas e frases do livro didático, tecendo uma discussão com a turma sobre os usos (ou não usos) da acentuação gráfica, fomentando, assim, um ensino epilinguístico. Após essa etapa, dividimos a sala em equipes, distribuindo envelopes com palavras escritas antes e depois do novo acordo. Cada integrante do grupo era responsável por identificar a ortografia vigente de cada palavra distribuída.
Colocamos todas as palavras no quadro para que os demais grupos pudessem visualizar, analisar e fazer comparações com as palavras das demais equipes. Um segundo envelope também foi distribuído; quando todas as palavras foram escolhidas, neles estavam contidas as justificativas e alternativas corretas. Cada grupo pode verificar quais colegas responderam corretamente às questões e qual regra estava ligada a cada palavra apresentada.
Deste modo, pudemos fazer o exercício de análise das novas regras da ortografia em relação à acentuação gráfica, especialmente dos ditongos e hiatos. Todo o desenvolvimento da atividade foi mediado por nós, alunos do curso de Letras Vernáculas, mantendo a organização e seguimentos das regras do jogo, entre elas respeitar a vez de cada equipe refletir sobre as regras ortográficas e, assim, conseguir obter pontuação máxima.
Levamos em consideração que a faixa etária dos alunos não permitia que eles se mantivessem muito tempo fixados no conteúdo apenas com o texto escrito no material didático e, assim, pudemos refletir, de forma lúdica, sobre a natureza dinâmica da língua, enquanto organismo vivo, e que as mudanças ocorrem constantemente devido a fatores socioculturais. A atividade fluiu levemente e os alunos se divertiram bastante.
Através dessa experiência, pudemos perceber que os jogos, assim como as demais atividades lúdicas, são instrumentos pedagógicos muito importantes. Eles contribuem de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, conseguimos despertar o interesse dos alunos em um conteúdo que exige que ele domine as regras que podem ser mudadas. Assim, eles desenvolveram algumas habilidades, como a de observação, comparação, atenção, e participação, de forma respeitosa e colaborativa.

Anne Moreira 
Cleber Gordiano.



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