terça-feira, 1 de novembro de 2016

Reflexão sobre o Estágio Supervisionado

Janaína e Maria Freitas

O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura. Tal disciplina permite que o estudante desenvolva as teorias que aprendeu na sala de aula, aplicando-as, de fato, nas escolas. No entanto, esse componente permite também que o aluno reflita sobre sua prática e conhecimentos disciplinares.
Nesse sentido, o estágio possibilita mostrar ao estudante o que ele encontrará na sala de aula no futuro, aprendendo a lidar com os desafios e prazeres que a licenciatura proporciona.
Logo, o futuro docente precisa ter consciência que ele encontrará, às vezes, um espaço escolar e sala de aula um pouco precários e nem sempre ele terá disponíveis os materiais didáticos e recursos educacionais em suas aulas aula, como: datashow, som, livro didático para todos os alunos, bom acervo na biblioteca, entre outros.
No entanto, esse mesmo professor precisa entender que é justamente nesse momento que é necessário fazer a diferença, ou seja, dar uma boa aula, de maneira que os alunos sintam prazer em estudar, a partir daquilo que ele tem. Dessa forma, Pimenta (2004) afirma que "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia".
Diante dessas considerações, nossa experiência com a prática do Estágio na escola nos deixou um pouco apreensivas, inicialmente, pois a sala de aula continha 30 alunos, todos adolescentes, e sabe-se que, nessa idade, principalmente, é necessário que o professor ministre aulas interessantes e que prendam a atenção dos alunos. No entanto, com o passar dos dias, nós conseguimos entender as necessidades dos estudantes e lecionar aulas mais ricas para eles, tanto em conteúdo quanto em dinamismo.
Por isso, o Estágio Supervisionado permite que o futuro professor aprenda as “artimanhas” do ato de ensinar. Além disso, é primordial que o estudante desse componente tenha consciência de que ele será um formador de opinião, mediador entre o conhecimento cotidiano e o escolar, e ajudará na formação escolar e cidadã dos alunos.
Portanto, o Estágio permite que o acadêmico pense sobre suas práticas na sala de aula, além de ser um importante passo para a formação do professor. Dessa forma, nesse momento, o estudante fará pontes entre teorias e práticas, buscando o que melhor se encaixa dentro do ambiente escolar ao fomentar a práxis educacional.

Referências
  
A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. Disponível em:  http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acessado em: 24/10/2016.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário