"Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." Paulo Freire
As experiências vivenciadas no componente Estágio Supervisionado
são de suma importância na vida dos estudantes de licenciaturas. Através delas,
passamos a reconhecer a realidade escolar, interligando teorias à prática. É a
oportunidade que temos de tecer comparações e fazer reflexões com base nos
conhecimentos adquiridos ao longo do curso, compreendendo melhor o papel do
professor e estabelecendo nossa identidade enquanto futuros educadores.
Os principais dilemas encontrados em nossa
experiência se dão através do primeiro contato com a escola. Conhecemos a
estrutura que, na maioria das vezes, não atende à demanda dos alunos, a sala
não comporta a quantidade dos mesmos, além de não possuir ventilação.
Encontramos também problemas com equipamentos eletrônicos, quase nunca estavam
disponíveis para o uso, pois a quantidade que a escola possuía era
insuficiente.
Tecemos um diagnóstico prévio com a turma já no
período de observação e de coparticipação. Os alunos apresentavam dificuldade
de concentração e desinteresse na disciplina. Com isso, vimos que era
necessário propor atividades para melhorar esses aspectos. Desenvolvemos
nossas sequências didáticas utilizando atividades lúdicas, tais como jogos com
palavras, atividades em grupos, leitura, interpretação e produção através de
dinâmicas, pois percebemos que essas atividades atraíam os alunos. Desse modo,
pudemos desenvolver múltiplas habilidades de forma eficaz.
A produção
dessas atividades exigiam de nós bastante tempo de dedicação e enorme
dificuldade de organização da turma, mas, gradativamente, conquistamos nosso
espaço e alcançamos resultados satisfatórios. Entendemos que ser professor é
também compreender cada aluno em suas concepções e trabalhar a partir delas, através
de diálogos, conscientizando-os de que o processo de aprendizagem não pode se
dar apenas através de memorização, mas sim através da “reestruturação ao seu
sistema de compreensão do mundo”.
Conseguimos criar um ambiente motivador, voltado
para uma aprendizagem mais significativa, através de um olhar reflexivo sobre o
cotidiano da escola. Assumimos uma postura de não desistir de trazer inovação e
colocar em prática nossas atividades de forma lúdica, de conquistar os alunos e
de despertar o amor em aprender.
Apesar de toda a dificuldade que enfrentamos,
conseguimos alcançar nosso objetivo, insistimos, adaptamos, vencemos um leão a
cada dia e saímos com o sabor da vitória. Ao avaliar nosso período de vivências
múltiplas, os alunos puderam expor como se sentiram e dizer do que o coração
deles estava cheio e o resultado para nós foi de muita emoção.
Anne Moreira e Cleber Gordiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário